Laboratório Clínico

O laboratório de análises clínicas da VetLife atua nas diferentes áreas de diagnóstico, englobando hematologia, bioquímica, imunologia, urinálise, parasitologia, endocrinologia, microbiologia, toxicologia, anatomia patológica, dentre outras.
Para isso, contamos com equipamentos modernos e automatizados, e uma equipe de profissionais especializados e em constante aperfeiçoamento, oferecendo resultados seguros e confiáveis.
Nosso principal objetivo é auxiliar os clínicos veterinários, por meio de exames laboratoriais, na prevenção, no diagnóstico e monitoramento terapêutico das mais variadas enfermidades.

PREPARO DO ANIMAL E COLETA DO MATERIAL

O resultado confiável de uma análise laboratorial depende do preparo do animal, coleta de material, manuseio e envio da amostra para realização do exame. A padronização da coleta pelo clínico veterinário é uma forma de garantir a qualidade do resultado final do exame, devendo-se seguir procedimentos técnicos específicos para impedir alterações iatrogênicas no material enviado, o que provocaria considerações variáveis nos resultados.

. Exercício - Exercícios físicos podem alterar o hematócrito e elevar o número de leucócitos. 
. Estresse - Pode causar aumento da glicose sanguínea e do número de leucócitos para a circulação periférica.
. Dieta - O ideal é o animal ficar em jejum durante 12 horas antes da realização da coleta.
. Drogas - Algumas drogas provocam alterações de exames bioquímicos, valores da contagem diferencial e total de leucócitos.

Diante destas considerações, o ideal é a realização de uma preparação adequada do animal antes da coleta, no entanto, não sendo possível seguir os procedimentos de preparo, torna-se necessário acrescentar esta informação na requisição dos exames.